segunda-feira, 8 de agosto de 2011

ENTREVISTA ARPA-MN (AOS ALUNOS DA E.E. DR. AGOSTINHO)

1)      O que é a ARPA e como surgiu?

          A ARPA (Associação de Recuperação e Proteção Ambiental de Minas Novas) é uma associação legalmente constituída, sem fins lucrativos, formada por cidadãos minasnovenses preocupados com a questão ambiental da nossa cidade e região, que tem como objetivos, dentre outros, planejar e realizar projetos de recuperação de áreas degradadas ou com risco eminente de degradação e conscientizar a população quanto à necessidade e importância da preservação do meio ambiente, através da educação ambiental.
                Surgiu a partir da atuação de grupo de jovens minasnovenses, então denominado JUVENTUDE PARTICIPATIVA, que no ano de 2005, realizou durante os festejos da Festa de Nossa Senhora do Rosário, movimentação no intuito de colher assinaturas da população local, a fim de apresentar posterior representação ao Ministério Público do Estado de Minas Gerais na busca de medidas protetivas em defesa do Rio Fanado. A partir da entrega do mencionado documento, por iniciativa do então promotor de justiça Dr. Fernando Muniz Silva, a ARPA foi implantada em Minas Novas, no intuito de proporcionar que a população civil se organizasse e participasse ativamente das soluções ambientais afetas ao nosso Município, já que como disse Karl Marx: “Uma idéia torna-se uma força material quando ganha as massas organizadas”. 

2)      Quais são os projetos da ARPA em relação ao meio ambiente para Minas Novas e como vem atuando em nossa cidade?

                Várias são as sugestões de proposições de ações a serem desenvolvidas pela ARPA junto à população local e regional, e que refletem o que fora concluído em 2005 pelo Fórum da Bacia Hidrográfica do Rio Fanado no seu Plano de Ação. Dentre elas, questões relacionadas à gestão ambiental (ações de intervenção ambiental, como recuperação de áreas degradadas, proteção de nascentes e recuperação de erosões) e relacionadas à educação ambiental e comunicação (como a elaboração de um programa inovador de educação ambiental, com foco participativo, que pode ser replicado em toda a microbacia, de forma a atingir os vários públicos – estudantes, mulheres, agricultor familiar, empresários) que serão priorizadas, considerando que o diagnóstico feito e as ações propostas pelo Fórum da Agenda 21 do Rio Fanado apontam neste sentido, sendo o mencionado estudo o mais completo e louvável já realizado até hoje em nosso Rio, o que não nos permite desprezá-lo.
                 
3) Como a ARPA vê a situação do Rio Fanado e diversos outros problemas ambientais de Minas Novas?

         A situação do Rio Fanado é caótica. Convivemos passivamente com a constatação de uma realidade cada vez mais freqüente em nossa região, a seca. Aconteceu há dois anos atrás no Município de Chapada do Norte que decretou estado de calamidade pública por falta de água, quando o seu Rio Capivari secou pela irresponsabilidade dos homens que do mesmo se utilizavam. Em anos passados, na própria cidade de Minas Novas, ocorreu outra tragédia que colabora para a falta de água da região, quando o Rio Bonsucesso teve suas águas paralisadas pela seca, sem que qualquer medida preventiva fosse adotada por quem quer que seja.
      Muitos dos córregos que contribuem (ou contribuíam) para a formação do Fanado aos poucos se findam – Córregos Sapé, Timirim, Capão, Fanadinho, Arrependido, São Benedito, Invernada e Pindaíba – e necessário se faz que as autoridades, empreendedores e populações ribeirinhas se conscientizem da importância dos mesmos para que o Fanado continue a correr.
      É obrigação da sociedade e do Estado empenhar-se na preservação das espécies da flora e da fauna e dos recursos hídricos, pois, reconhecendo e assegurando os direitos da natureza, seremos mais capazes de reconhecer, assegurar e tornar efetivos os direitos dos próprios seres humanos e da humanidade em geral.

3)      A ARPA tem em mente algum projeto ambiental com a participação do jovem?

                Todos os projetos da ARPA-MN para serem efetivamente implementados necessitam da participação ativa de todos os setores sociais. Órgãos públicos, empresas, escolas, ONG’s, associação comercial, meios de comunicação, cada um tem sua responsabilidade e não pode ficar alheio ao problema, já que a solução somente será eficaz, caso haja a participação conjunta das instituições. O meio ambiente não pode ser preservado sem a consciência dos que dele se utilizam. Então quer seja pobre/rico, branco/preto, doutor/analfabeto, empreendedor/pequeno agricultor, adulto/criança, homem/mulher, todos devem participar, e mais, devem defender a natureza daqueles que não tem consciência de que o encargo é de todos e que a questão é de interesse geral. De nada adiantaria plantar mil árvores ao longo do Rio Fanado, se logo depois alguma pessoa inconsciente passasse recolhendo as mudas plantadas. A consciência ambiental é uma questão de respeito e de solidariedade entre gerações, sendo que, com certeza, o papel do jovem é de primordial importância, pois é nele que a força das idéias e do idealismo reside.

4)      De que forma os alunos do Dr. Agostinho podem ajudar a ARPA e seus projetos?

             Por ser uma questão de consciência ambiental, o meio ambiente, como um todo, agradecerá a todos os que dele se utilizam de forma responsável e sustentável. Nossa intenção é implantar em nossa cidade e região uma mudança de comportamento acerca do Rio Fanado, onde as pessoas não serão obrigadas a seguirem determinada conduta, e sim o farão de forma benevolente. A nossa meta não é apontar culpados e fazer inimigos. Agindo com diplomacia e respeito, pretendemos ter o apoio dos diversos setores, sem embargos de possível responsabilização dos reiteradamente infratores. A população regional será a maior beneficiada, pois terá água disponível hoje e amanhã.
             No que diz respeito à contribuição dos alunos da E. E. Dr. Agostinho da Silva Silveira, aos projetos da ARPA, como dos demais núcleos estudantis da cidade e região, tenho como de suma importância o papel da escola na educação ambiental. Neste sentido várias iniciativas podem ser desenvolvidas, já que a escola, através dos seus alunos, é a porta da nossa comunidade.

6) Quais os principais desejos que temos que enfrentar para amenizar os problemas ecológicos que o mundo enfrenta?

                A Agenda 21 Global, desenvolvida durante o Encontro “Rio 92”, despertou a população mundial para a situação ambiental insustentável em que vivemos. Medidas foram apontadas, acordos foram firmados, normas foram promulgadas, metas foram traçadas, em busca de uma condição mais favorável de vida no Planeta Terra. O consumo desenfreado, a população mundial crescente, o abuso no uso da água, do solo, das florestas, tudo foi colocado em pauta e levado em consideração, para a edição da Declaração Mundial em Defesa do Meio Ambiente, advinda do mencionado encontro.
                 Desejos a serem enfrentados são diversos, como bem demonstrados nas disposições da Agenda 21 Global. Mas vejo como única saída para a mitigação dos problemas ecológicos que enfrentamos, a adoção irrestrita da responsabilidade ambiental e do desenvolvimento sustentável como norteadores de todos os setores sociais, inclusive dos cidadãos, considerados individualmente. O cidadão que da água se utiliza para sua sobrevivência, as empresas que se utilizam da água para desenvolverem suas atividades econômicas e o Poder Público, que é a personificação jurídica da comunidade, devem pautar com firmeza suas políticas ambientais, evitando os desejos e os desmandos dos egoístas, que agem em detrimento do bem comum.

7) Na sua opinião, dá para ser sustentável e adotar uma forma de desenvolvimento sustentável numa sociedade tão capitalista quanto a nossa?
                  A consciência ambiental brasileira ainda é muito deficitária, já que temos o hábito de relegar as nossas riquezas naturais a um segundo plano, sendo certo que o tempo dispensado por cada cidadão em defesa do que o mantém vivo (a natureza) é irrisório e insignificante. O descaso e o capitalismo desenfreado fecham os olhos dos seres humanos para uma causa que deveria ser considerada primordial aos cinco olhos do mundo - a preservação ambiental - já que desta depende o homem para sobreviver.

8) Que mensagem você deixa para os jovens minasnovenses.

“Junto com a ecologia ambiental e social comparece a ecologia mental. É na mente das pessoas que começam as agressões contra a natureza e a falta de veneração para com a vida e a solidariedade necessária de todos para com todos”.


Nenhum comentário:

Postar um comentário